Cozy Journal


PHOTOGRAPHY CREATIVE JOURNAL

Minha jornada: em 2021 eu vou...


Eu pensei muito em como começaria essa postagem, se me explicando mais uma vez sobre o tempo que sumi ou se simplesmente ignorando que passei tantos meses ausente. Acho melhor deixar isso para outra postagem. Bom, cá estamos nós em 2021 e que, sinceramente, às vezes parece ser uma extensão de 2020. Não vou me ater aos cenários, porque já está todo mundo saturado de saber e nem eu aguento ouvir a palavra "coronavírus". Jornais? Deixei de assistir, minha indignação só aumenta bem como minha ansiedade, então, achei saudável parar com as notícias por enquanto.

Apesar de desejar que esse ano tenha um cenário diferente, sei que nada posso controlar e que apenas sou capaz de realizar aquilo que está ao meu alcance, há poucas coisas que consigo fazer... É por isso que eu queria mostrar meu planner em uma postagem um pouco diferente, quero fazer isso de forma reflexiva, e acho que condiz bem porque ele é um planner mais "incomum" em relação aos que eu vejo por aí ou usei.



Para começar, ele é um planner cristão, o que me agradou desde o início. Quando digo que ele é incomum em alguns aspectos me refiro ao fato dele conter vários artigos direcionados à vida cristã, que abordam temas como saúde, emocional, alma, produtividade, autoestima e até mesmo empreendedorismo, além de muitos outros. São mais de 50 páginas de artigos escritos por várias mulheres incríveis, com textos que possuem reflexões edificantes e direcionamentos do que podemos estar aplicando no cotidiano. O planner também vem recheado com versículos em cada página do planejamento, isso já é algo bom pra auxiliar no devocional e meditação durante o dia.




Antes de explicar um pouco sobre como esse planner me fez refletir, literalmente, sobre minha jornada em 2021 (e nos prĂłximos anos), vou tentar mostrar algumas caracterĂ­sticas gerais dele. Infelizmente nĂŁo tive tempo para fotografar cada detalhezinho, atĂ© porque a postagem ficaria enorme e cansativa, mas trouxe o principal e se alguĂ©m tiver interesse, Ă© sĂł acessar o site da Editora 4 ventos pra conferir melhor.

Como vocês puderam ler, um dos principais problemas que estou tendo ultimamente: tempo. E foi justamente o pontapé que me fez comprá-lo. Fiquei bem impressionada quando vi a diagramação dele, os spreads vêm todos prontos em estilo colagem com aquele aspecto natural de "eu que fiz", mas de forma simples e sem tantas firulas, ele não é nem de longe minimalista, só que também não é exagerado, diria que é equilibrado nesse aspecto. Eu particularmente gostei bastante que eles usaram colagens imitando papel kraft, adesivos de plantinhas em alguns pontos e washi tapes, tudo o que eu já vinha fazendo nos spreads dos meus antigos bujos. O meu problema em criar layout do 0 nos cadernos ou moleskines era esse, muitas vezes não me sentia estimulada a montar as semanas e os meses por cansaço, assim simplesmente deixava de fazer, o que me desanimava em continuar usando esse método. Então, apesar das semanas aqui virem prontas (pra mim, uma mão na roda), nada me impede também de intervir com alguma colagem quando eu quiser, porque esse planner permite isso.




Outro fator positivo que gostei muito foi a possibilidade de poder começar usá-lo quando eu quiser. Por ele não ser datado, não preciso me preocupar se alguma semana ficar sem um planejamento tão bem detalhado no papel e puder fazê-la apenas em um aplicativo, gosto da ideia de conseguir usar o planner por um tempo indeterminado, principalmente agora na pandemia. Normalmente os bujos deixo para levar na bolsa quando vou estudar ou trabalhar, depois que tudo passou a ser remoto, para diminuir o consumo com papelaria e otimizar o tempo, priorizei meus apps de planejamento mesmo. O planner também vem com duas cartelas de adesivos (que esqueci de fotografar k k k) que ajudam na organização ou decoração, uma cartela contém várias figuras de plantinhas e outra vem com alguns elementos de aviso, nome dos meses, tags, etc.

Quanto às folhas foi algo que me surpreendeu, eu simplesmente adorei o aspecto delas, a gramatura é bem alta, testei vários tipos de caneta e nenhuma delas manchou o verso, mesmo sendo marcador brush, o que vai ser ótimo para lettering. Sem contar que elas imitam folha reciclada, são meio "sujinhas" dando um efeito rústico bem legal, o toque também é agradável.


Por fim, vou falar um pouco da minha experiência ao ter contato com o planner. Realmente algo marcante são os artigos e as reflexões trazidas em cada um deles. A começar pelo próprio nome e mensagem nas capas, isso já me remeteu muita coisa.

"E ao fechar as páginas
Descanso na jornada
Que nĂŁo trilho sozinha
E caminho com Ele ao meu lado
Mesmo sendo a
Minha jornada"


Lembro que em 2019 eu estava fazendo vários planos para o próximo ano. Completar a graduação, planos para fazer um curso rápido em São Paulo, depois fazer uma pós em Design, investir em uma casa, comprar novos equipamentos... De fato, não nego que 2020 foi repleto de surpresas, tanto boas quanto ruins. Nossa família foi atingida de várias formas pelo caos da pandemia, familiares doentes, perdas em todos os sentidos. Uma das coisas mais difíceis foi ver meu pai perder o emprego naquilo que ele amava fazer, consertar aviões. Ele era mecânico há 30 anos na Latam e a empresa mandou muitas pessoas embora por conta dos prejuízos. Lutamos para confortá-lo e cuidar tanto dele quanto da saúde mental e física da minha mãe. Me senti impotente diante de tantas coisas acontecendo, o meu refúgio era apenas um só: confiar em Deus. Confiar meus planos a Ele, porque eu sabia que, de qualquer maneira, os planos dEle sempre eram/serão melhores e maiores que os meus. Foi complicado praticar isso? Foi. Mas, por fim, descansei.

Só que realmente algumas coisas saíram do papel e outras novas surgiram, coisas que eu nem imaginaria. Sim, eu ainda estou no 6º período e não me graduei, mas fui chamada para ser sócia em um novo estúdio de design, o que está me rendendo muitos aprendizados, experiências e cursos novos. Eu também casei (por essa nem eu esperava haha), ainda não estou na minha casa, mas é algo em andamento e que requer planejamento e calma, o lado bom em também estudar design é poder projetar cada cantinho e os móveis também, rs. Ah, também consegui investir na fotografia, comprei um bom monitor, um flash, um celular melhor. Enfim, isso e muitas outras coisas aconteceram, e não dá para detalhar tudo senão ficaria cansativo demais. Entretanto, o que eu quero dizer é que mesmo que a minha jornada em 2020 tenha sido diferente daquilo que eu planejei, mesmo com tantos sofrimentos, houveram coisas boas sim, e ela se tornou bem mais do que eu poderia imaginar. Tivemos dificuldades, mas consegui ver a mão de Deus em cada detalhe. Eu senti Ele cuidando de mim e dos que estavam à minha volta, e sou muita grata por isso. Todos os dias.



Finalmente, em 2021 eu vou não me prender às minhas expectativas, mas confiar e esperar em Deus. Não vou deixar de sonhar ou criar planos, claro, isso é meio natural, também acho importante criar metas, entretanto, quero sempre alinhá-las ao que o Senhor deseja para mim e para a minha vida. Eu não faço a mínima ideia do que o futuro me aguarda, do que me espera lá na frente, só que isso não me importa, pois sei bem quem dirige meus passos no final de tudo... E só uma dica: não sou eu. :)

Até logo, pessoal!




Comentários

  1. Sem dúvidas esse é o planner pronto mais lindo que já vi na vida! Tanto que quando você postou no insta, achei que fossem colagens suas rs Mas nessa última foto, você conseguiu fazer uma composição perfeita pra estética do planner. Agora fiquei com vontade de criar no meu art journal rs

    Ai menina eu também já nem vejo mais notícias. Fujo, inclusive! Mas me sinto como você, entreguei 2021 nas mãos de Deus, do universo e só vou tentar fazer a minha parte pra não estragar nada rs

    Bom Fevereiro pra vocĂŞ ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clau! ♥ Kkkk Muito obrigada, fico feliz em ler isso porque eu achei esse planner muito lindo tambĂ©m, quando vi que ele já vinha nessa personalização de bujo, acabei nĂŁo aguentando e comprei, acho que era exatamente o que eu tava buscando.
      Sobre essas notícias e situação, é assim mesmo, acabo fugindo de tudo e entregando... Esses sentimentos de preocupação só estavam me fazendo mal e causando crises em mim, também resolvi entregar tudo a Deus. Só espero que as coisas se ajeitem logo.

      Abraços! <3

      Excluir
  2. Meu Deus, que lindo! Amei o post, o planner, os conteĂşdos e o seu blog :') tudo tĂŁo aconchegante ❤ um lindo 2022 pra ti! abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, Priscilla! Ah, que amor, muitíssimo obrigada de verdade, fico feliz que tenha gostado daqui <3 Também desejo pra você um ano maravilhoso. Bjs

      Excluir

Postar um comentário

Formulário de contato

Hey

Todas as fotografias e postagens sĂŁo criadas por mim.
Se precisa de algo, entre em contato, nĂŁo use sem permissĂŁo.
Compartilhe amor e respeito pela blogosfera