Cozy Journal


PHOTOGRAPHY CREATIVE JOURNAL

Ansiedades e aspirações


Recentemente recebi uma notícia incrível. Em meados de setembro/outubro me inscrevi para estudar design na ufal, assim, trocaria o meu antigo curso de lá, enfermagem, por ele. O resultado saiu em novembro, e passei em segundo lugar. Fiquei super feliz, obviamente, quase não pude acreditar que realmente aconteceria uma mudança tão significativa na minha vida, afinal, estava indo pro quarto ano de enfermagem (as greves foram muitas) faltando apenas uns cinco períodos pra finalizá-lo.

As aulas vão começar dia 22 desse mês, e hoje, oficialmente, eles cadastraram minha nova matrícula. Corri pra ver a grade curricular e lá estava a eletiva mais desejada por mim, fotografia. Conversei com meus pais, de novo, sobre a aspiração que tenho em estudá-la a fundo, eles concordaram em me deixar ir para São Paulo, daqui há quatro anos quando terminar design, e tentar uma graduação. Novamente não pude me conter de alegria, por mais que demore um pouquinho. Notei que ando ansiosa pra caramba e que minha mente está repleta de planos, pensamentos e metas. É bastante coisa pra absorver, é novidade demais pro meu coração!

Em duas semanas ingresso num curso que parece não me fornecer "nenhuma experiência antecipada", isso tem causado embrulhos contínuos no estômago, não nego. Digo pelo medo, pela falta de técnica em desenhar, apesar de várias pessoas dizerem não ser necessário "saber", tudo é questão de tentar e treinar. Tá, ok, tudo bem. Mas e se nada sair? E se minha mente ficar vazia? E se os professores cobrarem algo que está acima das minhas tentativas? "E se..." eita expressão condicional que não me larga!


Precisava externar isso em algum lugar, um dos motivos de ter criado a categoria Journal foi justamente esse, desabafar, desabafar e desabafar. É uma extensão do meu bujo, na verdade. Claro que ninguém é obrigado a ler; de certa forma, um peso sai das minhas costas ao jogar tanta preocupação aqui. Mas agradeço imensamente todos os que leem e me confortam trazendo palavras repletas de carinho, além de compartilharem suas ansiedades e experiências comigo. É tão bom, porque eu aprendo com vocês também, é um apoio, por isso gosto de ler e responder cada comentário com calma.

A partir de agora, escrevendo esse post e me esvaziando ~ufa, decidi não me preocupar tanto, principalmente porque preocupações exacerbadas são perigosas e podem atrapalhar nessa nova fase que tem tudo pra ser incrível!

Eu sei...
Deveria ter decidido isso desde o princípio. :)

Comentários

  1. Algo que sinto falta na "blogosfera" atual é justamente isso: o caráter de diário virtual, que trazia ainda mais personalidade pros blogs.
    Obrigada por compartilhar a sua experiência! Apesar de ter passado por essa fase, posso apenas imaginar o que esteja sentindo. Essas "incertezas" são muito chatas e por vezes acabam com o nosso sono, né? Mas tenha em mente que está saindo de uma formação para outra que você sonha em fazer há algum tempo, e o seu amor por fotografia já tá fazendo valer a pena! <3

    http://blog.fernandafusco.com

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz pela sua conquista! Já percebo que vai se dar bem porque, além de gostar, você parece estar na área naturalmente, pelo menos é o que mostram suas fotografias, arranjos, e mesmo a montagem do bullet tournal, que é, seguramente, um dos mais bonitos que já vi!

    Te desejo muita sorte e perseverança, esses quatro anos vão passar gostosamente :)

    Beijão e muita inspiração para você!

    Helen
    uvm

    ResponderExcluir
  3. Olá querida Laís!
    Meus parabéns pela sua conquista!
    Espero que dê tudo certo nessa nova fase da sua vida!
    Torcendo por você!
    Que bom que seus Pais te apoiaram!

    Meu sonho é ser Professora de Inglês, estudar Web design e Design Gráfico, ou estudar Moda e
    Costura!
    Ainda não consigo ter cem por cento de certeza do que fazer!
    Me deseje sorte!

    Tenha uma semana ainda mais abençoada!
    xoxo, Pam!

    https://palomari.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. suas fotos são maravilhosas demais ♥
    parabéns pela conquista, espero que você conquiste ainda mais nesse ano que começou!
    feliz 2018.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Laís.
    Dar um passo para algo desconhecido sempre gera um medinho na barriga e esses 'e se' sempre irão existir quando algo novo esta na nossa frente - ou até quando estamos passando por uma situação muito cotidiana.
    Te desejo todo sucesso do mundo nessa nova etapa e espero que você compartilhe todas as coisas maravilhosas e todos os perrengues por aqui.

    Te conheci hoje, pelo blog da Mel e bom, estou por aqui :)
    Beijocas da Barb e parabéns pelas fotos, estão lindas!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns! Sucesso nessa nova etapa...
    Adorei as fotos...

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  7. Toda vez que estamos prestes a mudar o ciclo da nossa vida, nós ficamos um pouco ansiosos mesmo. É normal que isso aconteça, porque vamos entrar em uma nova rotina. E nós seres humanos, embora neguemos fielmente isso, somos seres que ficam tranquilos diante da rotina. Rotina na verdade é bom, o que não gostamos mesmo é da monotonia. Mas de qualquer forma, um ciclo novo está para começar e é super normal que você se sinta assim a princípio. Apesar que só de colocar para fora a gente já se sente melhor. E fico feliz que o tenha feito. Assim a gente consegue suavizar as camadas de ansiedade que está dentro de nós. Tudo vai ficar bem. Você merece essa conquista e muito mais. E acredite, você não precisa saber desenhar. HAHA eles realmente ensinam lá e é claro que aos poucos você vai descobrindo o que você mais gosta dentro do curso. ♥
    vai dar tudo certo.
    Esse podia ser seu mantra. ♥
    beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Que texto amor e que fotos maravilhosas. Deve ser um misto de emoções mudar de curso assim, quando o outro já estava tão avançado. Te desejo toda a sorte do mundo nessa nova etapa.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  9. Senti sua tensão pelas palavras que você colocou no post...
    Que bom que você finalmente vai fazer uma coisa que gosta e se identifica, e que depois fará algo que se identifica ainda mais. Vai dar tudo certo. Você vai se sair bem!
    N E O D E S V A R I O

    ResponderExcluir
  10. Meu deus que blog maravilhoso. Um prazer conhecer seu cantinho, vai direto pro meu Blogroll.
    Bjim

    ResponderExcluir
  11. Adorei seu blog, as fotografias são lindas!
    Te achei do blog da Mel, no último post dela. Haha.
    Beijos. ♥
    www.freakandcreep.com

    ResponderExcluir
  12. Essa ansiedade é normal para um curso que envolve criatividade. Desenhar, posso dizer, que se faz com prática, ninguém é o Leonardo da Vinci, é prática e prática sempre, pra tudo afinal.
    Não se cobre demais, você estará começando, tenta curtir, eu acho que quando você começar mesmo as aulas irá se sentir melhor.
    Com certeza desafios virão, mas pelo que vejo aqui você tem todo o potencial de cumprir.
    Vai na fé, não tenha medo de você mesma!! Insegurança é normal para algo tão novo, e que bom que é tão novo!! Você vai ter agora uma nova bagagem incrível de conhecimento.

    Eu também queria mudar meu curso de Letras para Design na UFAL.
    Mas nem sei se posso, porque sou graduanda do IFAL, enfim, vou saber mais sobre isso.

    Espero que você curta bastante e seja superior as suas expecitativas, para melhor, claro.

    xero

    http://rascunhosehistorias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Menina do céu, eu AMEEEEI SUAS FOTOS!!!!!!!! haha, fiquei feliz que estará fazendo algo que goste, eu demorei para decidir o que estudar na área de desing, artes, enfim, mas esse ano decidi estudar publicidade e to ansiosaaaa! haha, boa sorte pra você!!

    Beeijos
    www.mandyline.com

    ResponderExcluir
  14. Que delícia começar uma faculdade nova! Parabéns por ter tido essa coragem de mudar de curso <3
    Eu sou suspeita para falar sobre Design, ahahah! Foi o curso que eu fiz, e acho que ele oferece opções infinitas. Pra ser sincera, eu entrei e saí do curso sem saber ilustrar, ahahaha! Realmente não é uma habilidade necessária, ela apenas ajuda ou facilita em algumas matérias. Mas não vou ficar falando muito sobre ele, cada curso é diferente, assim como as experiências :) mas já tenho certeza que você vai amar!

    ResponderExcluir
  15. Aproveite cada minuto com calma, saboreando a felicidade. Eu sempre me senti ansiosa com tudo e preciso me policiar para acalmar, relaxar e aproveitar as pequenas lindas coisas que a vida traz. Boa sorte na sua nova jornada! Adorei o seu blog e as suas fotografias tão maravilhosas. Essa descoberta trouxe nova luz à minha semana ♥

    ResponderExcluir
  16. Novos ciclos são assim, vem com tudo mexendo com a gente deixando um turbilhão de sentimentos. Eu só desejo que essa nova fase seja incrível, cheia de aprendizados e experiências enriquecedoras.

    Suas fotos são tão maravilhosas, talento você já tem!

    <3
    Um beijo,
    Sté.

    ResponderExcluir
  17. Oi Lai!
    Parabéns pela conquista!! estou super feliz por você! E que coragem vc tem de mudar de curso, que é completamente diferente da área de saúde! Eu acho super legal o curso de design, mas não tenho mão para isso :( quando decidi cursar medicina, minhas outras opções eram veterinária ou moda (pra vc ver como tb eram áreas diferentes!). E quando me formar tenho vontade de abrir uma empresa de fotografia :3
    É maravilhoso fazer o que a gente ama, e tenho certeza que com o tempo você perderá essa insegurança. Nada que treinos não resolvam ;) É super natural sentir-se assim!
    Como sempre, estou amando suas fotos! <3 <3 e não se preocupe se o post foi um desabafo, eu adorei que vc compartilhou com a gente sobre essa conquista e seus planos!
    beijos e boa sorte nessa nova fase da sua vida! ;*

    ResponderExcluir
  18. Primeiro amei suas composições fotográficas!
    Segundo, quem nunca se cobrou tanto assim?
    Você tem que ver a bagunça que é minha mente. Existem tantas ideias para que eu as coloque em prática esse ano, que você não faz ideia do quanto é sufocante às vezes. Minha ansiedade me faz pensar em coisas extremamente negativas e quando estou nesses dias tenho que policiar, ou então... Não sei o que poderia acontecer. Pirar já não tem como mais! Já pirei o que dava.
    Espero que fique mais calma durante esse ano, porque essa é minha maior vontade por mim mesma. Ficar mais e mais calma, não deixando que uma procrastinação me abale tanto assim.
    huahuahuahua

    Até mais Laís(?)! O/
    https://j-informal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Fico feliz por ter essa categoria, é muito legal ler sobre coisas que acontece com você. E desabafar faz bem, né?
    Parabéns <3 Suas fotos são demais, que lindaaaaaaaas. Você está me inspirando muito.

    Vitoria Martins

    ResponderExcluir
  20. Fico muito feliz com sua conquista. Não precisa ter medo, você vai conseguir tudo que você quiser. Eu imagino o tamanho da ansiedade que você esteja sentindo, mas a vida é isso aí, tenho certeza que será ótimo essa experiência para você.

    Carol Justo | pink is not rose

    ResponderExcluir
  21. Eu simplesmente amo posts assim...
    E parabéns por ter conseguido passar pra design! Vai ser incrível (espero que já esteja sendo) e quero saber tudo sobre o curso depois, hein? Conta pra gente como tá sendo!
    Fico feliz demais de ver você se realizando assim...
    Quem sabe daqui há 4 anos não vamos juntas pra SP estudar fotografia? hahahahah também é um plano meu!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  22. Oi =)
    Parabéns por ter passado pra design, vai dar tudo certo, você vai ver! Passei pela mesma coisa que você (ou quase), quando saí de Letras e fui pra ADM uma coisa totalmente diferente. Não se preocupe tanto com esses 'e se', sofrer por antecipação só vai te causar mais desconforto nessa nova fase tão gostosa.
    Mudando de assunto, suas fotos estão cada dia mais lindas.

    Beijos de Luz,
    Marina | www.meudoceapartamento.com ❤

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Formulário de contato

Hey

Todas as fotografias e postagens são criadas por mim.
Se precisa de algo, entre em contato, não use sem permissão.
Compartilhe amor e respeito pela blogosfera