Cozy Journal


PHOTOGRAPHY CREATIVE JOURNAL

Cuidando de suculentas ou tentativas


Hoje foi dia de rega, de desacelerar a rotina, de sentar no chĂŁo e sentir a brisa do começo da tarde, apesar do calor que tem feito. Tudo isso ao toque de Desacostumar. Coloquei algumas das minhas filhas no chĂŁo, reguei, fiquei lá parada... Observando todas. Uma ou outra tĂŞm me preocupado bastante, porque as folhas estĂŁo murchas, apesar de eu sempre tentar acertar na quantidade da rega e do sol. Depois de pesquisar um pouco e praticar as dicas lidas, estou atĂ© conseguindo ver relevante melhora, entretanto, a preocupação continua aqui, latente. 


Há séculos procrastino essa postagem, principalmente por não ter tido tempo de fotografar. Então, aproveitei que as plantinhas estavam ali, me fazendo companhia, peguei a câmera e comecei a fotografá-las. Esse post não traz apenas um guia para suculentas, mas vários! Depois de tanto buscar, reuni os sites que mais me ajudam a ser uma boa mãe, haha. <3


"O que há de errado com a minha suculenta?" com certeza Ă© o link favorito de toda essa lista. A postagem do blog A Pair and A Spare me salvou nessas Ăşltimas semanas, porque - como escrevi anteriormente - percebi que duas das minhas suculentas estavam com as folhas murchas, e eu as estava regando, ao meu ver, da maneira correta. AtĂ© que, depois de ler a publicação da Geneva, atentei mais ainda para a quantidade e tempo da rega. Outros links Ăşteis do blog sĂŁo: Um guia ilustrado para cuidar de suas suculentas e Um guia para propagar suculentas.


Os Mini Mundos tambĂ©m Ă© um espaço voltado Ă  gentileza de nos ensinar a cuidar das plantinhas tudo, rsrsrs. Foi um dos primeiros sites que visitei assim que adquiri as suculentas. AlĂ©m das dicas, a Babi Vieira vende amuletos botânicos, oferece oficinas e tambĂ©m trabalha com eventos relacionados ao assunto. Separei aqui os dois links que mais me ajudaram: Como cultivar suculentas felizes e saudáveis e Procure por esses sinais para saber quando aguar suas suculentas.


ApĂłs arriscar nas várias compras seguidas de suculentas (e coloca "várias" nisso, quase 2 por semana), comecei a procurar como plantá-las, afinal, quando sĂŁo compradas em supermercados ou lojas do tipo, os vasos em que elas estĂŁo depositadas nĂŁo sĂŁo tĂŁo adequados, na maioria das vezes, e muito menos a forma como sĂŁo cuidadas. Logo percebi o "grito" delas por uma troca de substrato e espaço urgentemente! 

Mas é claro que nada é tão fácil como dizem por aí, sobre se cultivar essa espécie... As suculentas, assim como outras plantas, precisam ser plantadas de forma correta, caso contrário num piscar de olhos vêm a morrer. Nas andanças pela internet, encontrei três links amorzinhos nesse quesito, e um deles é sobre fazer mudas: Como plantar suculentas, Como plantar cactos em vasos e Fazer mudas de suculentas.


EntĂŁo, espero que esses sites ajudem vocĂŞs o tanto quanto me ajudaram, e caso queiram compartilhar nos comentários as suas experiĂŞncias ou dicas, livros e outros meios de informação, tenham certeza que tudo será bem-vindo! Sigamos no caminho de espalhar mais verde e amor pela blogosfera. ❤️

Comentários

  1. muito bom! tenho várias suculentas, e outras plantas de outras categorias. tenho me dedicado a elas semanal ou quinzenalmente. por enquanto a rega vem natural, da chuva, e tem feito bem a elas. vou salvar todos esses links para me atentar melhor a cada cuidado específico. e amei as fotos, os vasos de cerâmica. os meus são de plástico ainda, mais porque moro longe, em morro, e fica difícil transportar. espero cuidar melhor e ter um tempinho para fotografá-las também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, Helen, muito obrigada! <3
      Ah, queria muito que por aqui chovesse mais, mas é tão quente, inclusive, nesse período tenho que regar as minhas quase 3 vezes por semana, senão elas ficam murchas rapidamente!! Fico bem feliz em saber que o post vai te ajudar de alguma maneira. <3 Realmente, esses vasos são super pesados, só compro deles quando vou de carro, mas tenho vários de plástico também, hihi. Quando fotografá-las compartilha também, vou amar conhecer as suas. *-*
      Abraços.

      Excluir
  2. Vou dar uma vista de olhos! O meu Aloe está sempre a "ter bebés" e vou começar a replantá-los, já tenho um em água a formar raízes! Vamos ver como corre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que amor, Zosia, é muito bom quando eles começam a se multiplicar assim! Espero que cresçam lindos e bem saudáveis. <3

      Excluir
  3. Que lindezas suas filhotas! Hahahah
    Aqui estamos aprendendo a cuidar das nossas, os links vĂŁo ser bem uteis com certeza!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aw, obrigada, Lau. Eba! Fico super feliz em saber e espero que te ajude bastante. <3

      Excluir
  4. Elas estĂŁo lindas.
    O que recomendo geralmente é o oposto que muitos falam. Não coloco pedrinhas e não rego 1x por semana ou a cada 15 dias. As minhas estão enormes e estou tendo que separar em vários vasos e terrários. Eu molho com mais frequência e deixo elas tomando sol. Claro que não coloco tanta água, mas elas tem crescido bem e saudáveis..
    No começo as minhas morriam tudo, mas hoje aprendi cuidar hahahaha e sou apaixonada por essas plantas
    Beijos

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que fofas, queria muito ver elas, meu sonho é ver o mesmo acontecendo aqui, haha. <3 Mas é, você está absolutamente certa em me recomendar isso, inclusive, uma das práticas que adotei ultimamente é regar mais, e percebi que está funcionando muito! Isso de só regar a cada tantos dias fez mal pra minhas plantas, passei a regar elas com frequência (tipo um dia sim e um não, exceto quando chove) e elas também começaram a crescer mais saudáveis! Muito obrigada por me dizer sua experiência, ela serviu definitivamente pra sanar todas as dúvidas que tinha. *-*

      Excluir

Postar um comentário

Formulário de contato

Hey

Todas as fotografias e postagens sĂŁo criadas por mim.
Se precisa de algo, entre em contato, nĂŁo use sem permissĂŁo.
Compartilhe amor e respeito pela blogosfera